O assunto ainda é top secret, mas a equipe do prefeito Gilvan Junior (PSDB) trabalha arduamente para anunciar, com pompa e circunstância, nos próximos dias a efetivação do plano de requalificação da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), no bairro Santa Teresinha. O projeto é ambiocioso, destinado a concorrer com a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na Capital. O Novo Ceasa andreense resgata ideia anunciada em 2019, que prevê investimentos de R$ 186 milhões feitos por grupo privado e poderá gerar até 4.000 empregos diretos. A implementação ficou paralisada nos últimos anos para a resolução de entraves judiciais, já superados. A futura estrutura comercial, segundo fontes a par do assunto, deve abrigar também o segundo Poupatempo da Saúde da cidade, uma das promessas de campanha do tucano para o Segundo Subdistrito.
Bastidores
Muralha
As pautas de segurança têm caminhado no Grande ABC. Após os prefeitos anunciarem individualmente e via Consórcio Intermunicipal a integração das centrais de monitoramento com o programa Muralha Paulista, o deputado federal Alex Manente (Cidadania-foto) se reuniu na última segunda-feira (5) com o secretário de Segurança, Gilherme Derrite. Na pauta a queda nos índices criminais no primeiro trimestre e as ações de combate à violência e roubo. Derrite garantiu avanço no processo de integração e mais efetivo para a região, só não falou para quando.
Dois pesos, duas medidas
O vereador de São Bernardo Luiz Henrique Watanabe (PRTB) reagiu na última segunda-feira (5) à declaração do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o qual disse que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderiam ir ‘todos para a vala’. “Se essa idiotice que o governador do PT da Bahia falou fosse dita por alguém da direita, qual seria a repercussão? Como estaria a histeria agora? Mas como foi alguém do partido das trevas, estão quietos, como se nada tivesse acontecido”, afirmou.
Fogo amigo
O vereador de São Caetano Getúlio de Carvalho Filho, o Getulinho (União Brasil), hoje em lua-de-mel com o Palácio da Cerâmica, tem entrado com reiterados pedidos de acesso aos contratos da Câmara. As solicitações são destinadas a acordos fechados a partir de 1º de janeiro de 2025, na gestão do atual presidente, Carlos Humberto Seraphim (PL). Sobre a administração anterior, nenhum pio.
Agulhada
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), iniciou a semana literalmente tomando uma agulhada do colega Alexandre Padilha (PT). Isso porque o ministro da Saúde imunizou Marinho contra tétano e gripe. “Dando início às ações da semana. Recebi o ministro Padilha para aplicar em mim doses das vacinas antitetânica e influenza”, destacou Marinho, dando uma de ‘garoto-propaganda’ da campanha de vacinação contra a gripe iniciada em abril pelo Ministério da Saúde.
Conecta São Bernardo
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), publicou na última segunda-feira (5), em edição extra do Diário Oficial, o edital do programa Conecta São Bernardo, para encaminhar o processo seletivo a estudantes de escolas públicas instaladas no município para este ano letivo, visando à participação no curso de língua inglesa na Irlanda. Para concorrer a uma das vagas, os alunos deverão ter entre 15 e 17 anos, comprovar residência na cidade de no mínimo dois anos, constar no CadÚnico e contar com renda familiar de, no máximo, meio salário mínimo por integrante residente no mesmo domicílio. A seleção terá duas etapas: eliminatório (verificação dos requisitos) e classificatório (melhores médias de notas em 2024).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.